segunda-feira, 26 de março de 2012

Sólido como uma rocha! Quem já não ouviu esta frase algum dia, normalmente referindo-se a algo imutável, definitivo? Exceto por algum fator como desmoronamentos ou interferências externas, parece que rochas sempre estiveram onde estão no momento em que as conhecemos. Com os solos a impressão não é diferente. Por ser algo que, no tempo de uma vida humana não sofre naturalmente transformações perceptíveis a olho nu, construímos a falsa idéia de que se trata de um elemento estático, definitivo, o que não é verdade.
Um dos riscos importantes desta interpretação errônea, tanto para rochas como para solos e outros materiais naturais, e que justifica, entre outros argumentos, a relevância da discussão deste tema com as crianças, é a percepção associada à idéia da imutabilidade, de que podemos tudo contra o solo, sem que venha dele uma resposta às ações humanas. Queimadas, agrotóxicos em geral, desmatamentos, monoculturas, são todos fatores que contribuem amplamente para alterar aquilo que um solo realmente é e pode ou não vir a ser no futuro. Agressões consecutivas podem transformar terras anteriormente descritas como férteis em um deserto.
A parte uma visão tão apocalíptica do futuro, o objetivo deste módulo construído sobre a perspectiva metodológica utilizada no projeto Mão na Massa é, principalmente, motivar as crianças a observarem o solo, construindo com eles a idéia de que se trata de um elemento da natureza produzido em milhões de anos por reações químicas e físicas sempre vindas das rochas que fornecem a “matéria prima”, do clima e do relevo que interferem e possibilitam reações e dos componentes orgânicos, fundamentais para torná-lo rico e fértil. Observar os tipos de solo existentes, suas diferenças e semelhanças experimentando possibilidades de interferência através de atividades já conhecidas ou inéditas, desenvolvidas ou reunidas por iniciativa da equipe do projeto.
Vá em frente e descubra quantas coisas há para desvendar sobre um dos componentes dinâmicos e fundamentais da natureza e o quão isto pode ser surpreendente e divertido. Deixe os solos surpreenderem você!
Percebendo diferenças na natureza
Atividade 1
Introdução: Descobrindo Paisagens
Mão na Massa - Módulo Solos
Atentar as crianças para as diferentes paisagens que conhecem e a presença ou não de solos nelas.. Esta primeira seqüência tem como objetivo principal, sensibilizar as crianças, chamando sua atenção para a presença de diferentes tipos de paisagens e...
Atividade 2
Investigando Paisagens
Mão na Massa - Módulo Solos
Perceber as alterações que as paisagens de uma forma geral sempre sofrem, seja pela ação do tempo, seja pela ação do homem. Onde estão os elementos de uma paisagem depois que ela é alterada?. Inicialmente parece importante retomar as discussões da ...
Reconhecendo os diferentes tipos de solo
Atividade 3
Experimentando Solos
Mão na Massa - Módulo Solos
Usando o tato, as crianças reconhecem os diferentes tipos de solo que podem ser encontrados e categorizam grupos a partir de suas características.. Feita a sensibilização para aspectos gerais das paisagens na seqüência anterior, o objetivo agora é ...
Atividade 4
Coletando e Armazenando Amostras de Solos
Mão na Massa - Módulo Solos
Agora ajudados pela observação, separam os diferentes tipos de solo, montando uma exposição com eles para que a observação tenha continuidade ao longo de todo o módulo. Inicia-se sua categorização.. Feita a sensibilização para aspectos gerais das pa...
Atividade 5
Pintando com Amostras de Solo
Mão na Massa - Módulo Solos
Explorando as possibilidades dos diferentes tipos de solo. Mais informações para a categorização.. Feita a sensibilização para aspectos gerais das paisagens na seqüência anterior, o objetivo agora é que tenha início o recorte para estudo do elemento...
Atividade 6
Manipulando Solos e Construindo “Pequenas” Esculturas
Mão na Massa - Módulo Solos
Explorando as texturas dos diferentes tipos de solo. Feita a sensibilização para aspectos gerais das paisagens na seqüência anterior, o objetivo agora é que tenha início o recorte para estudo do elemento solo. Assim, é nesta seqüência que se pretend...
Atividade 7
Testando as Amostras Quanto à Passagem da água
Mão na Massa - Módulo Solos
Mais informações para a categorização.. Feita a sensibilização para aspectos gerais das paisagens na seqüência anterior, o objetivo agora é que tenha início o recorte para estudo do elemento solo. Assim, é nesta seqüência que se pretende investigar ...
Investigando amostras de solo
Atividade 8
“Misturando” Solo e água
Mão na Massa - Módulo Solos
Testes para definir a capacidade que cada solo tem de misturar-se com a água. Mais informações para a categorização.. Se até agora o ponto a ser explorado era principalmente observacional, uma espécie de levantamento das características apresentadas...
Solo e Meio Ambiente
Atividade 10
História Sobre Solo nos Jornais.
Mão na Massa - Módulo Solos
Atividade que busca explorar as notícias de jornal, quanto a presença de questões vinculadas ao solo e suas características. Análise dos dados encontrados na categorização. Qual a influência dos diferentes tipos de solo e suas características com as ...
Atividade 11
Simulando a Erosão.
Mão na Massa - Módulo Solos
Simulação de situações de erosão e os métodos utilizados para a contenção. Análise dos dados encontrados na categorização, Qual a influência dos diferentes tipos de solo e suas características com a erosão?
Atividade 12
Detendo a Erosão.
Mão na Massa - Módulo Solos
Erosão e sua relação com a presença de vegetação. Análise dos dados encontrados na categorização. Qual a influência dos diferentes tipos de solo e suas características com a erosão e a capacidade de receber vegetação?
Solo e Vida
Atividade 13
Produção e Produtividade
Mão na Massa - Módulo Solos
Informações em jornais sobre produtividade, plantio e colheita.. Uma das coisas para as quais o solo é muito importante é o plantio, o cultivo de alimentos e é disso que iremos falar nesta última sessão de estudos e experimentos. Antes de mais nada,...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial